13.2.12

A Dama de Ferro

A estreia do filme “The Iron Lady”, onde Meryl Streep é protagonista, traz de volta à ribalta o nome da primeira e única primeiro-ministro britânica, Margaret Thatcher.


Depois de uma infância rígida, Thatcher foi o primeiro membro da família a ingressar em Oxford, onde estudou ciências químicas. Anos depois percebeu que essa não era a sua vocação. Estudou Direito em pós-laboral, exercendo advocacia fiscal a partir de 1954, enquanto iniciava a vida política.

Como ministra da Educação, cargo que exerceu desde 1970, foi criticada pelos cortes que efectuou no sector, incluindo na entrega gratuita de leite nas escolas, o que lhe valeu o epíteto de “Thatcher, the milk snatcher”.
Eleita líder do Partido Conservador em 1975, conseguiu chegar ao poder quatro anos depois. Centralizou o seu discurso no ataque à União Soviética. O “Estrela Vermelha”, um jornal de propaganda soviética decide então apelidá-la pela primeira vez de “Iron Lady”.

Um dos momentos chave da sua governação foi aquando da guerra das Malvinas. A 8 mil quilómetros de distância, o arquipélago das Malvinas encontrava-se sob o domínio britânico desde o início do século XIX. Em 1982, a Argentina decidiu reclamá-lo como seu território, sob o pretexto de este ter sido ocupado ilegalmente. Thatcher viu aí uma oportunidade de relançar a sua popularidade e enviou 27 mil homens para lutarem pelo ego inglês. O resultado foi uma enorme vitória e o fim do regime ditatorial argentino.

Em 1984, sobreviveu a um atentado dos republicanos irlandeses do IRA.




Como chefe de governo conduziu uma politica neoliberal, privatizou empresas estatais, da educação e meios de ajuda social, lutou contra o desemprego e pela limitação das greves. Foi uma mais que bem sucedida mulher num mundo de homens. O pulso forte que o Reino Unido precisava. Esteve no poder de 1979 a 1990, e nesse período nenhum outro político lhe conseguiu fazer frente. A oposição de Margaret veio de outro ramo. Os produtores artísticos: bandas, pintores, actores e actrizes, escritores e artistas plásticos lutaram lado a lado com o “homem forte” do governo britânico.


Thatcher possui ainda alguns títulos de nobreza, que lhe conferem o lugar na Câmara dos Lordes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário