11.2.12

Gao Brothers: a voz controversa da China

Nascidos num país onde a vertente cultural é fortemente enraizada em valores e ideais de há centenas de anos, os Gao Brothers vêm mostrar-nos como a China pode ser um país para além da tradicionalidade.
Gao Zhen e Gao Qiang são irmãos e juntos são artistas contemporâneos de renome internacional, autores e editores de vários trabalhos, incluindo “One Day In Beijing”, “The State Of China Avant-Garde” e “The Report Of Art Environment”.
Gao Zhen e Gao Qiang

Desde meados dos anos 80 que em conjunto realizam performances, trabalhos de fotografia e escrita que procuram explorar as questões da vida contemporânea e da sociedade. Tendo em conta o compromisso social, estes dois artistas utilizam as artes como meio de expressão política, sendo a imagem de Mao uma reprodução recorrente nas suas obras – reprodução que lhes concedeu a visão internacional do seu trabalho.

As suas obras plásticas procuram exagerar e chocar segundo uma determinada ideia chave. Não se ficando atrás, os trabalhos fotográficos recorrem habitualmente à nudez.



"Miss Mao"
"Arresting Prostitutes"


"TV" 
"Sense of Space"
"A Mass in Tiananmen Square" 

Num país onde a liberdade de expressão é reduzida, o trabalho dos Gao Brothers não é bem visto. Por várias vezes as autoridades chinesas invadiram as suas exposições,  confiscaram as suas obras   e desligaram a electricidade no seu estúdio.  Até 2003, os irmãos encontravam-se proibidos de sair do país, não lhes tendo sido concedidos os passaportes por mais de uma década. 

Sem comentários:

Enviar um comentário