12.1.12

O Padrinho

O Padrinho (The Godfather, no original) é um romance de ficção escrito por Mario Puzo, que se tornou um clássico dos dias modernos. É um relato apaixonante sobre um meio que o autor conhece bem - a Máfia siciliana e a sua extensão americana, um mundo completamente à parte formado pelos imigrantes italianos nos Estados Unidos da América que procuram no espírito do clã e fidelidade total uma protecção que não encontram na sociedade americana.

Mario Puzo arrasta-nos consigo para o coração violento de uma sociedade dominada pelas poderosíssimas famílias da Mafia e as suas guerras de gangues. Don Vito Corleone é o Padrinho - um déspota benevolente que não tem limites na procura do poder, que exerce a partir da sua quase fortazela em Long Island onde preside a um vasto império underground, dominando negócios legais e clandestinos. A sua imensa influência estende-se e domina todos os níveis da sociedade americana tão habilmente retratada por Puzo, desde a polícia aos mais poderosos cargos de chefia da nação.


Mario Puzo é um mestre do storytelling que nos introduz personagens inesquecíveis e nos expõe a uma crónica apaixonada e violenta de um reinado da Máfia.

Numa era de violência gratuita em que vivemos, esta obra fascinante de Mario Puzo impressiona pela extrema coerência e rigor "ético" dos seus heróis (ou anti-heróis, como quisermos chamar-lhes), que travam uma guerra sangrenta mas obedecendo ainda a regras rígidas de lealdade e respeito pelo adversário. Um nível e uma postura capazes de comover os mais desiludidos com a falta de valores em que nos encontramos submersos.

Sem comentários:

Enviar um comentário